No segundo Concelho com mais jovens do país, os jovens devem ser atores políticos essenciais para a política do nosso Concelho e a JSD quer ser impulsionadora na criação de medidas para melhorar a vida dos jovens Sintrenses.
Há três vetores de acção em que a JSD Sintra deve liderar a agenda política.
Na Mobilidade é preciso repensar os transportes públicos. Um concelho tão amplo como o de Sintra deve ter uma rede de transporte que consiga conectar a área urbana e rural. É inadmissível para um jovem da zona urbana ser mais fácil chegar a uma praia dos concelhos de Cascais e Oeiras do que a uma praia do nosso Concelho. Por outro lado, não podemos aceitar que um jovem da zona rural ao perder o único autocarro da manhã fique incapacitado de chegar a tempo às suas aulas numa faculdade de Lisboa.
Na Educação urge melhorar os índices deste setor do nosso concelho. Não podemos aceitar que apenas 14% dos nossos jovens entrem no Ensino Superior. Não podemos aceitar que a primeira escola de Sintra no ranking apareça no 437° lugar. É necessário dar melhores condições/ferramentas a alunos e professores para que o aproveitamento escolar no nosso Concelho melhore.
Na Habitação é necessário fixar/cativar os jovens em Sintra, principalmente aqueles que trazem valor acrescentado ao nosso concelho. Não podemos permitir que os jovens prefiram mudar para concelhos ainda mais periféricos apenas porque a qualidade de vida é melhor ou porque os preços dos imóveis em Sintra são muito elevados contrastando com o salário médio bruto no nosso concelho, actualmente nos 1211€ brutos.
Estes são problemas que políticas socialistas que governam os nossos destinos do nosso Concelho não conseguem responder. Não existe um único plano concelhio para a Educação e/ou Habitação e a reforma nos transportes da Área Metropolitana em nada favoreceu o Concelho de Sintra. Um executivo camarário que no seu programa autárquico apenas refere uma vez a palavra Jovem!
É necessário uma política jovem no nosso Concelho, por isso podem contar com a JSD Sintra para fazer Avançar Sintra.